Existiam diversos clubes de italianos, mas cada um representava uma província italiana ou se destinavam a atividades outras que não o futebol, então incipiente, mas contando com muitos praticantes e admiradores.
Procuraram o jornal Fanfulla, órgão da imprensa que defendia os interesses dos italianos no Brasil, que incumbiu o jovem Vincenzo Ragognetti, também entusiasta da ideia, de redigir um convite aos interessados na fundação da agremiação esportiva.
Após algumas reuniões, em 26 de agosto de 1914 no Salão Alhambra, na atual Rua do Riachuelo, e na presença de 46 interessados, liderados por Luigi Marzo e Luigi Cervo, fundaram um clube esportivo, para todos italianos, a quem deram o nome de "Palestra Itália", nomeando Ezequiel Simone como presidente. O consulado italiano em São Paulo interessou-se pelo novo clube, pois ajudaria a difundir entre os imigrantes que a Itália tinha agora uma única bandeira, hino, ou seja, era um único país.
Após as dificuldades iniciais, o Palestra Itália realizou sua primeira partida em Votorantim, quando venceu o Savóia por 2x0, com gols de Bianco e Alegretti, e ganhou a Taça Savóia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário